São seus olhos

É como se, ao nascer, cada um de nós ganhasse um óculos dos pais, cuja lente fosse personalizada. Esta seria formada pela junção da lente do pai e da mãe, de acordo com a história familiar de cada um. Já a lente dos pais seria feita da união das lentes dos avós e assim sucessivamente em direção a nossa genealogia. Isso quer dizer que nossos pais imprimem na gente, desde nosso nascimento, influências que irão modelar nossa maneira de enxergar o mundo.

Ganhamos uma lente que contempla as experiências dos antepassados paternos e maternos e que guia, em maior ou menor grau, nosso olhar. Uma análise mais pessimista das situações, um senso de humor apurado, uma tendência a ter medo do mundo ou mesmo a convicção de que nada nem ninguém é melhor do que a sua família: tudo isso são maneiras de enxergar o mundo.

Aprendemos a enxergar o real de acordo com o que nos foi ensinado. Uma mesma realidade pode ser interpretada de diversas formas, dependendo da lente usada para vê-la. O mais importante é saber que nossas lentes são reajustáveis, segundo o nosso desejo. Assim, se o pessimismo da sua família

materna não tem te ajudado muito na vida, é possível aumentar o grau de otimismo, como o grau de bom humor característico de toda a sua família paterna, por exemplo.

Mesmo que suas lentes tenham sido escolhidas com a melhor das intenções, seus pais não podem adivinhar qual é o melhor óculos para você. Por isso, tenha gratidão pelo modelo recebido e atualize o grau, ajuste o foco conforme as lições que a vida vai ensinando. Combinado?!

 

helena cardoso