Prometo te fazer feliz
Percebo que há no mundo atual uma tendência de colocar o casamento como o único final feliz para uma pessoa. Já vi muitos amigos, ao se encontrarem na rua depois de anos, responderem a pergunta “Como vão seus filhos?” com um sorriso, dizendo “Ótimos, casados.”. Claro que eles podem estar de fato ótimos e casados, mas chamo atenção para que, isoladamente, estar casado não é um fato necessariamente positivo.
A questão mais importante é a noção, implantada nas gerações por uma cultura prol casamento, de que a resolução dos problemas está em levar uma vida a dois. Os contos de fada reforçam a ideia de que um príncipe encantado irá aparecer e vocês viverão “felizes para sempre”; as revistas dão receitas para encontrar a alma gêmea, despertando a esperança de que há um grande amor capaz de completar toda a falta.
O que ninguém costuma contar é que não há grande amor sem a exigência de muito trabalho em conjunto. Uma relação, para ser bem sucedida, precisa de constante ajuste e tolerância. E, principalmente, ninguém no mundo é uma peça que encaixa perfeitamente em você, como em um jogo de quebra-cabeça. Sempre teremos que aparar as diferenças e cooperar para a união.
Esse equívoco atual leva alguns casamentos à crise, pois, quando supomos que há alguém no mundo perfeito para nós que nos trará felicidade, deixamos de nos responsabilizar pelo casamento. Ou seja, um namorado(a) irá bater em nossa porta, trazendo a felicidade, sem que nós precisemos fazer nada.
Alguns, no altar, reforçam essa ideia ao fazer os votos de tornar seu parceiro(a) a pessoa mais feliz do mundo. Entendo as boas intenções vindas dessa fala, mas suplico-lhe: não prometa o que você não poderá cumprir. Ninguém no mundo veio para tapar buraco de ninguém, e seu parceiro acabará desiludido.
Se nós nos incluirmos como responsáveis pelo sucesso da relação, iremos usar o que temos de bom para oferecer ao outro e, por consequência, poderemos ser felizes. Mas sempre deverá haver uma troca: nós compartilhamos nosso melhor e juntos somamos felicidade.