Prazo de validade de um casamento
Alguns namoros me parecem tão perfeitos, que fico confusa quando me contam sobre o término desses. Claro que isso pode acontecer porque as aparências enganam, e de longe (ou no facebook) todo mundo é feliz. Porém, alguns casos não se encaixam nessa explicação.
Tente lembrar de alguma cerimônia de casamento que você foi, em que o casal era super feliz e apaixonado. Sabe quando você conhece de perto a história dos dois, e acredita mesmo que será eterno? Agora me diga se eles continuam juntos.
Acredito que muitos de vocês, assim como eu, conhecem alguns casais que foram genuinamente felizes, mas não para sempre. O que será que houve para o que sempre deu certo desandar? O que será que acontece para uma peça de repente não encaixar mais na outra?
As pessoas, junto com as circunstâncias da vida, mudam. Mesmo quem está casado, há cinquenta anos, já teve vários casamentos. Só que com a mesma pessoa. Todo casamento de tempos em tempos é renovado, queiram os parceiros ou não. O que me parece fazer diferença é se ambos irão acompanhar essas mudanças, no mesmo ritmo.
Mudanças no ciclo vital, como nascimento, envelhecimento, morte e saída dos filhos de casa, vão necessariamente acontecer. Cada um dos parceiros irá reagir de formas diferentes a tudo isso, e é normal que, em algum momento, haja um desencaixe no que antes estava completamente organizado. Não há garantia nenhuma de que, uma vez já estabelecida a felicidade, ela perdure. Pelo contrário, imediatamente após alcançarmos o encaixe perfeito, esteja certo de que isso vai mudar. Devemos sempre nos renovar.
Para não ser pego desprevenido por uma crise de casamento, acho importante não acumularmos estranhezas e dificuldades. O homem, por exemplo, não vivencia a menopausa como a mulher. Isso não quer dizer que ele não poderá ter compreensão sobre este momento de sua esposa. Também não é porque só mulheres têm TPM, que seus maridos não podem estar ao lado delas, sendo mais tolerantes. Para isso, é necessário que haja um diálogo e cada um explique suas questões.
Não há adivinhações em um relacionamento. Todos os medos e desejos que dizem respeito ao casal devem ser ditos e conversados. Dessa forma, qualquer desencaixe pode ser rapidamente reparado. A cada discussão da relação, em que as regras são atualizadas, há um recontrato, e, portanto, um recasamento.